sexta-feira, junho 25, 2004

Pra que tanta alegria?

Mais uma sexta-feira. Mais uma semana - ou menos uma semana, vá saber qual a ordem correta... Acho que depende do ponto de vista...

Acho que foi o Millôr Fernandes que disse que só os pessimistas são felizes, porque se dão bem quando tudo dá certo e quando tudo dá errado.

Admito meu pessimismo crônico. Sou a última pessoa a botar fé em qualquer coisa, e sou ciente de que muito mais charmosos, interessantes e admiráveis são os que acreditam, os que botam fé, os que se entregam de corpo e alma a alguma coisa.

No fim, contabilizando tudo, infelizmente (ou felizmente, segundo o Millôr), na maioria das vezes eu acertei.

Eu sei, eu sei que o mundo é belo, que as pessoas são boas e que o Dalai Lama ocupa 12 horas do dia dele montando apresentações no Powerpoint, mas já que ponto de vista é tudo, eu queria encontrar alguém que fosse tão desgostoso quanto eu. Que a gente pudesse ouvir um disco triste e melancólico em silêncio, apenas fumando um cigarro, como se estivéssemos num filme.

Às vezes peco pela raiva, pelo desgosto, pelo mau humor e pelo descrédito em tudo e em todos.

Mas o meu pecado é mais realista do que a fé dos outros.

Infelizmente.