terça-feira, dezembro 06, 2005

Para Dodora


Acredito que a discrição é uma das qualidades das pessoas verdadeiramente boas, elegantes e sérias. Acabei de receber, via email, a notícia de que o Presidente Nacional da OAB, Roberto Busato, se surpreendeu com fato de que, em Manaus, o desembargador do TJ-AM, João de Jesus Abdala Simões, contratou para sua assessoria os dois primeiros colocados no exame da OAB, em detrimento dos tradicionais parentes e filhos de colegas. A nomeação eu já conhecia, a surpresa de Busato, não.

Pois bem, uma delas é Maria Auxiliadora Benigno, que vem a ser minha irmã. O que me chamou a atenção, conhecedor que sou da inteligência e da competência da moça, foi o fato de ela ter enviado a notícia apenas aos parentes mais próximos. Um primor de elegância. Mas não posso deixar isso passar. Como vivemos num país assolado pela anti-meritocracia, qualquer drops de bom senso e de justiça precisa ser alardeado, e não vou ser eu, esse irmão coruja e orgulhoso, que vou deixar isso passar em branco.

Minha irmã, você sabe que a sua capacidade não me surpreende. Aliás, isso é muito pouco pra você. Guardarei esse pequeno recorte como recordação, como o início de uma carreira belíssima e cheia de grandes feitos e sucessos. Ser escolhida pelos seus méritos é o mínimo que merecem todos os que fazem jus a isso. E que bom que a grata surpresa tenha vindo com o reconhecimento do seu trabalho.

Você sempre me orgulhou muito, desde menina, quando quis ser advogada e não conseguia fugir do nervosismo das provas. Desde sua graduação em Administração, sua graduação em Direito - e certamente na sua próxima graduação, em Psicologia. O trabalho, a paixão e a gana por conhecimento, pela correção e pelo futuro sempre foram lições valiosas para esse irmão mais velho que não cansa de aprender com você.

Aproveite o sucesso e mostre a eles do que você é feita. Seja simplesmente a Dodora, a Maria, a minha irmã. Basta isso para que essa "premiação" seja apenas o ponto de partida de uma carreira belíssima no Direito.

E me desculpe a indiscrição. O orgulho falou mais alto.

Ismael