segunda-feira, janeiro 24, 2005

Notas de segunda-feira

O único erro do Príncipe Harry, além de ter nascido mais feio e mais tarde do que William, foi achar que é normal. Um príncipe não pode fazer esse tipo de coisa. Mas vá dormir, almoçar e jantar com aquela família feia e insossa durante tantos anos, enquanto seus amigos plebeus estão nas festas a fantasia, bebendo e usando máscaras de Osama Bin Laden à vontade. Aí você vai entender.

Aliás, Harry poderia tomar umas aulas de bom gosto com Kent Brownridge, executivo da revista US Weekly, que disse que a separação de Brad Pitt e Jennifer Aniston, essa sim, foi o tsunami pra ele - e para todos os que trabalham com o que ele trabalha. Nas palavras dele, que não é príncipe, "não há nada maior do que isso". Lindo.

Johnny Carson, o rei dos talk-shows, morreu. Deixa em luto dois filhos, David Letterman e Jay Leno, uma penca de netos do quilate de Jô Soares espalhados pelo mundo e gerações inteiras de donas de casa e pastores presbiterianos, para quem aquele "this is wild, wild stuff!" era o tão cool.

Os índios conseguiram mudar o comando da Funai, a Fundação Nacional do Índio. Bastou melarem umas flechas com veneno paralisante, pra que finalmente suas reclamações fossem ouvidas. É o recado do nosso Estado de Direito, mais uma vez: Se você quer que algo aconteça, não tente pelas vias legais, porque não vai conseguir.

Alexandre, o maior general de todos os tempos, era bissexual. E ainda hoje as forças armadas teimam em não dar chance para os bichas - pelo menos os assumidos. Podem estar desperdiçando futuros ícones militares, que daqui a milênios seriam admirados por todos os generais machões e homófobos do mundo.

Fernanda Borges venceu o concurso de misses negras. É o mesmo que os concursos que misturam misses brancas, morenas, loiras, ruivas e orientais, só que esse é só pra negras, entendeu? É que a raça negra sofre muito preconceito...

Descobriram que o Pentágono mantém equipes clandestinas de agentes em outros países, sem o consentimento de seus governos e de suas leis. O mundo está estarrecido, pasmo, chocado.

Os indonésios e malaios estão sobrevivendo da morte. Vendem CDs com imagens e vídeos das ondas gigantes, com direito a corpos amontoados, imagens de crianças sendo arrastadas e tudo o mais. Felizmente (pra eles) é nessas horas que a natureza humana e sua curiosidade macabra dão frutos.

Coisas que não mudam nas festas de formatura: o penteado com cachinhos angelicais, muito u-hú! durante a colação, gente cafona, música do Vangelis, filé ao molho madeira, elegância às 8:00 e deselegância às 2:00, gente que não bebe tomando uísque porque é de graça, convidados VIP fumando em local proibido (e o resto olhando), "She", de Charles Aznavour, "Requebra", de Xandy e "Festa no Apê", de Latino, na mesma festa, gravata na testa, "Esse ano, quero paz no meu coração...", trenzinho e "tira o pé do chão!" na pista de dança, etc.

Dodora, Maria, minha irmã: Meus parabéns pela conquista, que sei quanto você buscou. Que você seja uma das gotas de paixão, decência e ética nesse imenso, revolto e incompreendido mar do Direito. E que ajude, acima de tudo, a justiça a ser feita.