quinta-feira, maio 11, 2006

Comichão e Coçadinha



A reação de Silvinho Pereira, ao ouvir o senador Efraim Morais anunciar:
"Com a palavra o nobre senador Heráclito Fortes! 10 minutos!"

Ouvia, ontem, o depoimento de Sílvio Pereira à CPI dos Bingos. Sou aficionado nessas atrações mórbidas, seja na tevê ou no rádio. Não sei viver, por exemplo, sem A Voz do Brasil. Ouço desde criança.

O caso de ontem infelizmente não eram as notícias do judiciário, mas a entrevista do domingo, em que Silvinho foi possuído por um espírito fofoqueiro e falou com uma repórter de O Globo. Pessoalmente nunca gostei de gente que é tratada no diminutivo. Pra mim são tão malandros quanto motoristas que dirigem com o braço esquerdo pra fora do carro.

Silvinho diz não ter lido a entrevista que deu ao jornal. Não lembra do que disse, mas afirma que a entrevista – que não leu – é verdadeira. Silvinho “Land Rover” conversou com Soraya Aggege, a jornalista, muito calmamente. Falou de 100 Marcos Valérios, de quem manda no PT (incluído o presidente), do bilhão e do medo de ser assassinado. Depois olhou a obra, como quem olha para o fundo do vaso, e disse orgulhoso: “Vai ser um escândalo”.

Mas Soraya publicou tudo. E ontem Silvinho era a expressão da dor e do fingimento, como estão, aliás, todos os petistas que mandam alguma coisa – militantes não contam, pois têm o mesmo rigor ético de Ideli Salvati, ou seja, nenhum. Mentiu ontem por um ano inteiro de silêncio.

Sou absolutamente a favor das CPIs, mas não por querer a Verdade e a Justiça - isso não pertence às CPIs. Gosto delas pelos mesmos motivos por que gosto da Voz do Brasil e da TV Senado. Gosto de ver o sofrimento dos Silvinhos, não pela pressão ou pelo medo de morrer, mas pela tortura que deve ser ficar sentado, durante 8 horas, diante de raposas que nada perguntam, de senhores e senhoras barrigudos que nada querem saber. A cada "Com a palavra o senador Garibaldi Alves, 10 minutos!" e a cada "Com a palavra o senador José Agripino, 10 minutos!" dito por Efraim Morais, eu imaginava a expressão de dor de Silvinho, preso àquela cadeira como um refém de O Albergue, esperando pela próxima sessão de tortura...

Pra balancear, Silvinho, sem hábeas corpus preventivo, mentiu à vontade, sem ser preso. O PT desmoralizou o escândalo, alguém já disse. Banalizou a cara-de-pau, botou o braço pra fora do carro e mandou um dedo pro guarda. Achei um bom negócio, os ladrões sentam, mentem e saem livres, mas não sem antes uma sessão de dor, angústia, nojo e desesperadoras horas num ambiente tão sujo e traumático, a Comissão de Ética do Senado.

Eu quero muitas outras CPIs. CPI é bom, faz bem e diverte. Exatamente como A Voz do Brasil.