quarta-feira, maio 10, 2006

Congresso de "Cerveja Livre" Já!


A Cerveja Livre é simples que só, difícil é encontrar os ingredientes todos. Usa quatro tipos de malte: 6kg de pilsner, 4 de münsner, 1 de caramelo, outro de lager. Moa, ferva em água a uns 60 graus por uma ou duas horas.

Filtre, tasque o extrato de malte a 70 litros d’água, ferva – após uma meia hora inclua na mistura 300g de guaraná em grão e 4kg de açúcar. Mais uma hora ao fogo, filtre, deixe descansar.

O fermento fica lá por duas semanas – na receita original eles especificam que fermento. Após este período o líquido segue para garrafas. Os autores sugerem que se inclua 4g de açúcar por litro. Fica de repouso por 8 a 10 dias.

Esfrie, beba.

Desenvolvida por estudantes dinamarqueses, o nome desta cerveja é Vores ØL – a inclusão do guaraná é idéia deles. Fica mais refrescante e dá uma agitada. É a primeira cerveja de código livre. Assim como o Linux. Pode usar, pode copiar, pode vender, distribuir – só tem que mandar a fórmula junto. Já circulou entre a turma ligada à tecnologia pela Internet – agora foi novamente descoberta pelos que escrevem sobre bebida. via Liquor snob

Direto do Papo de Homem, publicado por Pedro Doria.

Comentário meu: aqui entre nós hein, esse pessoal deve ser menos chato do que os fundamentalistas do Software Livre...