quarta-feira, junho 29, 2005

Quer mais? Então toma


Jefferson fala sobre caso de Santo André

O deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) ainda tem munição para novas revelações. Em entrevista a uma rádio de belo Horizonte, ele falou sobre os supostos esquemas de corrupção do atual governo e fez ligações com o assassinato do prefeito petista de Santo André, Celso Daniel, seqüestrado e morto em janeiro de 2002.

Jefferson foi questionado se via relação entre os três casos - bingos, Correios e "mensalão". Respondeu: "E o assassinato do Celso Daniel, de Santo André". "Eu não tenho dúvida disso. Isso é uma estrutura de corrupção, de "caixa dois", que sustentou um grupo de dirigentes do PT durante muito tempo. E é isso o que está vindo a dar esse escândalo hoje, criar esse problema ao Brasil", completou. A entrevista foi gravada no sábado e veiculada na segunda pela rádio Solar AM, de Juiz de Fora (MG).

Jefferson não deu mais detalhes, disse apenas que falaria sobre o assunto somente em seu depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito dos Correios, marcado para esta quinta-feira.

Santo André - Celso Daniel foi seqüestrado ao voltar de jantar em companhia do empresário Sérgio Gomes da Silva, conhecido como Sombra. Dois dias depois, foi encontrado morto. A Polícia Civil concluiu que o crime foi comum. O Ministério Público teve outro entendimento e denunciou (acusou formalmente) Gomes da Silva em dezembro de 2003. Ele foi preso, mas atualmente está solto. Segundo a Promotoria, o empresário teria mandado matar o prefeito porque Daniel não concordaria com suposto esquema de cobrança de propina de empresários do setor de transporte público de Santo André durante sua gestão. Parte do dinheiro cobrado financiaria campanhas políticas do PT, o que o partido nega.

Além de lançar mais uma acusação contra o PT, o presidente licenciado do PTB afirmou que está pronto para uma acareação com o ex-ministro da Casa Civil, deputado José Dirceu. Segundo Roberto Jefferson, suas declarações sobre o mensalão estão sendo confirmadas pelas investigações do Ministério Público e da Polícia Federal. " As pontas estão sendo amarradas " , disse. " Com os cruzamentos dos sigilos bancários e telefônicos, você vai ver claramente a comprovação do que digo. "

O presidente do PT, José Genoino, afirmou, por meio da assessoria de imprensa do partido, que irá interpelar Jefferson judicialmente para que o deputado explique suas declarações. Jefferson também falou que embora tenha entregue a maior parte de seus cargos no governo federal, o PTB "quer dar governabilidade ao presidente Lula". "Vamos com ele até o final, sem participar do governo."


Fonte: Veja on-line