quarta-feira, junho 22, 2005

Universidade Gratuita Paga


Pra você ver como fazer as coisas errado no Brasil é fácil. A USP está sendo acusada pelo Ministério Público Estadual de São Paulo de cobrar por cursos de pós-graduação e especialização ministrados nas suas dependências. A USP, que é pública, faz convênios com fundações, que são privadas, que cobram pelos cursos e repassam um porcentual do faturamento à universidade.

A resposta da USP? “Desconhecemos o conteúdo da ação”.

Qualquer semelhança com o que acontece na esfera política é mera coincidência. Os órgãos investigativos analisam, fiscalizam, apontam, citam e requerem providências, e os acusados dizem um singelo “só me pronuncio à justiça” ou um “desconheço as acusações”. Exemplo fresquinho vem de Zé Dirceu, que depois de prometer ir à câmara se defender e rebater todas as acusações de que é vítima, hoje disse um singelo “não vou me defender. Não há acusação nem provas contra mim”.

Mas as coincidências não param aí. Como é sabido por alguns, a UFAM também mantém cursos de especialização e mestrado promovidos por instituições civis, que cobram pela educação que fornecem nas dependências públicas da universidade. Basta que o Ministério Público Estadual verifique a situação.

Para que o paralelo das coincidências fique bem visível, cito o mega-astro da hora: “todo mundo sabe que sempre funcionou assim”.