sexta-feira, julho 07, 2006

Assim, até eu!


Dias atrás eu decidi escrever meu primeiro livro. Contei isso aqui. Não devo lhes dizer, mas quero. Apesar de estar levemente entorpecido naquela noite, levei o projeto à frente. Hoje tenho algo pra chamar de meu, ainda que seja apenas um início. Confesso, também já pensei em desistir. Sorte minha que visito, com certa e inadvertida frequência, os sites e blogs de grandes leitores da atualidade. Sim, eu disse "leitores" e não "escritores". É que chegamos à era da imagem. Acompanho a desenvoltura com que muita gente discorre e cita filósofos malditos, enumera grandes obras da literatura mundial e brinca com a fluidez convencional da escrita. Expressões espirituosas, tiradas exoticamente nonsense, piadas com sétimo sentido. Ao chegarem às livrarias, não passam de involuntários e boquirrotos genéricos, bem pioradinhos, de Luis Fernando Veríssimo. Não passam disso. É o que me encoraja a seguir essa vida.