quinta-feira, abril 07, 2005

Preparem seus lenços


Um país que, a despeito de ser O País do Futebol, não possui credibilidade internacional para organizar sequer uma Copa do Mundo, não tem o direito de pleitear um papa brasileiro. Tudo tem limite, e Lula precisa medir melhor suas atitudes e palavras. A julgar por seus convidados (esse "seus" refere-se a você, que lê isso), Lula segue fazendo a política rampeira do conchavo puro, mesmo numa ocasião que, se não aconteceu, ao menos deveria parecer ser mais espiritual e reverencial do que política. Levar Renan Calheiros e Severino Cavalcante, além de Fernando Henrique, é... é... pqp... Essa humildade patética de promover, em torno da morte do Papa, a reconciliação de políticos que vivem fazendo pouco da paciência do cidadão brasileiro com seus choques ridículos de egos, me dá uma azia enorme. Lula quer fazer o "deixa disso" usando como pano de fundo aquele que é, até agora, o acontecimento mundial do ano. Quer voltar a trocar carícias com Fernando Henrique, como Leonardo Di Caprio e Kate Winslet, abraçadinhos na proa do Titanic, com o espetacular cenário ao fundo – João Paulo II morto. Imagino a cena e odeio o que imagino: Renan e Severino abraçados, aos prantos, olhando juntinhos, pela mesma janelinha do Aerolula, de rosto quase colado, a multidão lá embaixo, alheia ao megaevento político que ocorre sobre suas cabeças: A reaproximação da nata política do Brasil.

Para Lula, o maior funeral de todos os tempos, que simboliza o fim do terceiro maior papado de uma história de 2.000 anos de catolicismo, marcada pelo fim de Eras, regimes, superpotências e barreiras religiosas, serve para reaproximar gente que briga por verba de gabinete, aumento de salários, medidas provisórias, nepotismo e troca de favores políticos. Lula, com seu sentimentalismo açucarado, me dá vergonha. Me desculpem os amigos militantes, mas não dá.

Vai ver Severino Cavalcante ameaçou o presidente novamente. Vai ver Renan Calheiros condicionou o apoio parlamentar do PMDB a esse convite. E todos temos visto, simplesmente porque Lula tem mostrado, que não há nada, mas nada mesmo, mais importante para o nosso presidente, do que não perder apoio na câmara. Dom Eusébio parece estar certo quando diz que Lula é católico a seu modo.