segunda-feira, agosto 02, 2004

Be cool with those sissies, folks

O Comitê Olímpico Americano está programando palestras de conscientização, nas quais vai mostrar aos seus atletas vídeos que mostram americanos dando demonstrações de arrogância e humilhando concorrentes durante as provas. Assim, como James Carter, na foto da FolhaImagem, chama o brasileiro Eronildes Araújo, que não consegue alcançá-lo na semifinal dos 400 metros rasos de Sydney, em 2000. Na ocasião, o americano foi vaiado pelo público. Grande coisa.



A intenção do Comitê é atenuar o sentimento anti-americano que se alastrou no mundo depois do Bush. Os atletas serão aconselhados a ser mais prudentes em suas demonstrações de alegria. As bandeiras estão liberadas, mas a exibição de bíceps e peitorais serão desaconselhadas, assim como as cenas da foto.

Esse pessoal é engraçado mesmo. Têm um presidente daqueles, injetam anualmente cerca de 9 bilhões de dólares em patrocínios aos atletas, e depois vêm dizendo pra frear a arrogância. É como botar uma Ferrari na mão de um argentino de 18 anos e aconselhá-lo a não demonstrar ser, enfim, um argentino, de 18 anos, dirigindo uma Ferrari. Impossível.

Ah, o comparecimento às palestras é opcional.