terça-feira, maio 10, 2005
Disque Vésper para Morrer...
Documentos internos da Telemar, obtidos pela Folha de S. Paulo, mostram com desconcertante clareza a prática de espionagem durante os últimos 3 anos. Funcionava (ou funciona) assim: de posse de toda a infra-estrutura de telefonia fixa nas áreas onde atua, 16 estados, a empresa "capturava" todas as ligações de clientes para a central de atendimento da Vésper/Embratel. Com a listinha dos potenciais "desertores", a empresa os procurava e oferecia vantagens "matadoras", evitando a debandada de seu curral. Os documentos chegam a usar textualmente o termo "estratégia anticoncorrência". Você, afortunado usuário da Telemar que já discou para a Vesper, foi agraciado com a participação no mais secreto programa da empresa, mimosamente apelidado pela diretoria (com documento timbrado e tudo) de "Estratégia de Rastreamento e Bloqueio".
A reportagem da Folha cita os resultados das duas empresas em 2004. Telemar, lucro de 751 milhões. Embratel, prejuízo de 330 milhões. Como podemos - consternados e chocados - perceber, vale muito a pena manter sob chicotes e ameaças centenas de operadores de telemarketing, quase literalmente forçados a nos fazer raiva à primeira menção do termo "cancelamento de conta". Ou vai dizer que você, afortunado cliente da Telemar, já conseguiu cancelar o seu telefone?! Duvi-dê-ó-dó!
Os idiotas de plantão deviam parar de escalar Everests sem oxigênio e preparar-se mental e fisicamente para cancelar o serviço da Telemar. Isso sim, devia merecer reportagens diárias no Jornal Nacional: Clientes que chegaram ao outro lado do call-center da Telemar e sobreviveram para contar a história.