terça-feira, maio 10, 2005

Foi você que perguntou.



Rola na rodinha dos blogueiros cult uma correntinha sobre livros preferidos, ilhas desertas na companhia de livros (!) e outras coisas. Eu não pretendia me envolver, e vocês já saberão por que, mas um convite do Marcus Pessoa eu aceito.

1. Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?

Acho que "Minhas mulheres e meus homens", do Mário Prata. Divertido como só as leituras bobas podem ser. E rende citações boas entre um chope e outro. Sou assim mesmo, profundo.

2. Já alguma vez ficaste perturbado/apanhado por uma personagem de ficção?

Annie Wilkes, a fã psicótica do escritor de Misery, de Stephen King. Cathy Bates a levou muito bem para a tela, aterrorizando James Cann, mas a que eu pintei na mente lendo o livro era ainda pior. Mas a perturbação também vem porque conheço uma senhora no trabalho que é exatamente a Annie que eu pintei na mente. E aparentemente com o tempero da psicopatia também.

3. O último livro que compraste?

"A Vida de Pi", de Yann Martel.

4. Os últimos livros que leste?

"A Vida de Pi", de Yann Martel, e "O que é ser Jornalista", de Ricardo Noblat.

5. Que livros estás a ler?

Nenhum.

6. Que livros que levarias para uma ilha deserta?

Nenhum. Penso como o Jerry Seinfeld, que não entendia por que as pessoas guardam os livros que já leram. Assim soa chato, mas com o Jerry em cena ficava ótimo.

7. Quatro pessoas a quem vais passar este testemunho e porquê?

Sarah Moura, Bruno Sabbá, Claudemir Amarelo Ivan e a minha colega horripilante de trabalho. Os dois primeiros porque vai ser muito divertido, o terceiro porque confio no gosto do camarada (assim como no do Amaury) e a última porque é sempre bom saber o que anda lendo a fonte de boa parte dos seus pesadelos. Lembrei do John Lennon por alguma razão...