sexta-feira, maio 06, 2005

Já não se faz mais drama como antes...


Incrível como se usa a palavra "drama" pra definir a situação dos milhares de brasileiros que são presos todos os anos tentando entrar ilegalmente nos Estados Unidos. Agora uma proposta: que alguém me explique onde está o “drama” dessas pessoas. Passam pelo drama do ar rarefeito, também, os alpinistas brasileiros Totó e Raineri, que foram torrar dinheiro e pôr a vida em risco na expedição chamada, veja só, "Everest Sem Oxigênio". A idéia é dar mais emoção à conquista da montanha mais alta do mundo, privando-se das máscaras de oxigênio, só pra ver como é.

Muito estranha essa mania de trepar num monte, voltar pra casa (com dedos gangrenados e propostas para palestras de auto-ajuda em faculdades com conceito “E” no provão) e usar a expressão "conquistei o Kilimanjaro" ou "conquistei o K9". Que conquista? Se essas montanhas falassem, viravam umas para as outras e riam entre si. As conversas também seriam divertidas:

- Ouviu essa, parceiro? – perguntaria o Aconcágua.
- Fala! – gritaria o K9, lá do Himalaia.
- Os babacas continuam com essa mania de dizer que nos conquistam.
- Esquenta, não, Conca.
- Também acho, Concadiria o Everest, todo superior. – Aproveita e joga aí pra mim um tira-gosto!
- Vai ser o que, agora? – perguntaria o velho Conca.
- Ah, sei lá. Manda um brasileiro, um sueco e um argentino, daquele grupão que se fodeu na avalanche de ontem de manhã.
- Ok. Segura aí! – Wushhh, wushhh, wushhh!!!
- Opa, peguei! Valeu, Conca!
- Pois é, vou chegando, galera. Tem um grupo de holandeses me fazendo cosquinha ali embaixo. Amanhã tem carne branca na mesa! – brincaria cruelmente o mal afamado K9.
- Vá lá, grande K! – despedir-se-iam o Everest e o simpático Conca, lambuzando-se com seus picolés de idiota.